sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Por que escolher o direito?



     O direito, ao longo dos séculos foi se aprimorando tanto que tornou-se muito complexo e com muitas ramificações. Hoje é praticamente impossível exercer com perfeição todas as áreas da advocacia ao mesmo tempo. Pois, as leis são inúmeras e mudam a cada dia que passa. e, por isso, é praticamente impossível para o advogado conhecer todas as leis que existem. Para tanto, a solução foi repartir o direito em especialidades. 

     Há o advogado que trabalha na área civil, que lida com os problemas cotidianos das pessoas como: casamentos, separações, heranças, testamentos, direito de propriedade, questões ligadas as locação de imóveis, seguros e a defesa do consumidor. 

     Já na área criminal, o advogado encarrega-se de acompanhar e defender infratores de leis penais. Ou seja, aqueles que cometem os mais diversos tipos de delitos, seja contra as pessoas ou contra o patrimônio. 

      A advocacia trabalhista lida com as relações entre empregados e patrões. Aqui o advogado é o interlocutor entre o patrão e o empregado em questões por exemplo como o  aumento salarial e redução de jornada de trabalho.

   A área tributária lida diretamente com questões de Administração Centralizada. Pois, como no Brasil os atos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário são frequentemente feitos por meio  de decretos e portarias, o advogado tem que acompanhar de perto todas as atividades do País, bem como, o funcionamento da estrutura orgânica do Estado.

     Assim, haja vista como o leque de ramificações do direito dividido em especializações é extenso. Há que se falar que a escolha da advocacia para trabalhar tem as melhores oportunidades de trabalho. Aliás, que vem se ampliando cada dia que passa. além disso, com a globalização e a criação de blocos econômicos como o MERCOSUL , por exemplo, aumenta a possibilidade do advogado ter campo para atuar e trabalhar em Direito Internacional e Comércio Exterior. 

    Aliás, com as privatizações acontecendo nas grandes empresas e as fusões que estão sendo realizadas entre elas, é o advogado que passa a atuar como intecessor nessas negociações e com isso ele consegue ter bons honorários.
Por fim, mas não menos importante por isso, há o direito ambiental e o direito do consumidor. 

    No entanto, exercer a profissão de advocacia exige do bacharel em direito passar no exame de ordem da OAB, e sem essa aprovação, o bacharel não terá  a carteira e nem consegue aval e registro para poder advogar.
Mas o que é bom mesmo com tudo isso, é que depois de formado: quem não quiser advogar não  precisa. Pois, pode se prestar concurso para a magistratura (para juiz federal ou estadual) ou para o MP ( federal e estadual) e procuradoria municipal, estadual ou da  União. E pode, ainda, trabalhar como delegado de polícia ou fiscal tributário, inclusive fazer concurso para trabalhar no TRT.

Nenhum comentário:

Postagens populares