quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Certidão de Nascimento: Um direito Constitucional garantido


   A Constituição Federal garante que todos os Brasileiros nascidos vivos tem o direito de ser registrado e ter uma certidão de nascimento. assim como, a lei nº 9534/97 assegura o direito ao registro como cidadão brasileiro. além disso, garante a primeira via da certidão de nascimento completamente grátis. isso por que  é um direito constitucional. 

   O registro é super importante por que é ele que garante aos nascidos que eles serão sujeitos de direitos.  sendo assim, sem o registro não poderá exigir os direitos que todo cidadão brasileiro exige na sociedade. aliás, sem o registro, não se tira RG, CPF, Carteira de Reservista, não pode ser matriculado em escolas publicas, não tira a carteira de trabalho, não tira carteira de motorista, enfim, a pessoa não existe para a sociedade se ela não for registrada. inclusive, não poderá ser matriculado na previdência social, em unidades de atendimento. tampouco terá direito aos benefícios do governo.

    Então, aproveite que a primeira via para registrar um recém-nascido é um direito constitucional gratuito previsto pela nossa Constituição e não deixe de registrar seu filho. ele só terá o que ganhar. 

    Para o registro, para tanto, é necessário comparecer ao cartório portando:

  • a declaração original de que a criança nasceu viva no hospital;
  • certidão de casamento e documento de identidade. caso os pais não sejam casados, um deles deve levar ao cartório uma autorização do outro, feita por escrito;
  • se a criança não nasceu em hospital e nem possuir declaração de que tenha nascido viva, os pais devem levar duas  testemunhas com documentos de identidade, para poder provar que o parto realmente aconteceu.





Nenhum comentário:

Postagens populares